quarta-feira, 10 de novembro de 2010

Desafios da integração Universidade e Escola na formação de professores: o caso PIBID

O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação a Docência - PIBID/CAPES oferece bolsas para estudantes de licenciatura, seus professores orientadores na Universidade e professores da escola onde o estágio acontece, buscando integrar os saberes das práticas escolares à formação inicial de professores e, ao mesmo tempo, os saberes em construção na Universidade com o cotidiano da escola. A UNIRIO, desde maio de 2010, desenvolve três subprojetos (anos iniciais do ensino fundamental, formação de professores em nível médio e ensino de ciências), com 36 bolsistas de iniciação à docência em três escolas do Rio de Janeiro. Nosso projeto, "Iniciação à docência: qualidade e valorização das práticas escolares", tem oportunizado não só a iniciação à docência, mas a prática da pesquisa sobre os fazeres docentes, a reflexão sobre os conhecimentos propostos pela Universidade e a vivência (reflexiva) dos desafios da docência na escola. Propomos discutir este projeto com a comunidade escolar e universitária, no dia 03 de dezembro de 2010, começando os trabalhos às 9h, no Auditório Paulo Freire, Centro de Ciências Humanas e Sociais (CCH), na Urca, Rio de Janeiro. Para participar não é necessário inscrição prévia. Teremos a apresentação das intencionalidades dos subprojetos, dos trabalhos desenvolvidos e dos desafios percebidos até aqui com as professoras coordenadoras dos subprojetos, as/os estudantes bolsistas e as/os professores supervisores de escola. Pretendemos, por meio da "1a. RODA DE CONVERSAS PIBID/UNIRIO: compartilhando saberes", desvelar táticas e estratégias construídas no cotidiano desta prática/pesquisa... Venha estar conosco!  O trabalho vai até às 18h e forneceremos certificados. Informações: rc_pibidunirio@yahoo.com.br

Nenhum comentário: