sábado, 30 de julho de 2011

Coleção Ciclos em Revista

A Coleção Ciclos em Revista, publicada pela WAK Editora, está em seu sexto volume (Volume 6 - Questões didático-metodológicas: como romper com as maneiras tradicionais de ensinar? ) e dedica-se, junto com outras ações (os Encontros nacionais e estaduais de escolas em ciclos que acontecem na UNIRIO e o Grupo de Estudos e Pesquisas em Avaliação e Currículo – GEPAC, por exemplo), a manter a discussão sobre a possibilidade de uma escola brasileira menos excludente em sua forma de agrupamento dos alunos e mais significativa nos conhecimentos que trabalha. Consideramos os acúmulos teórico-práticos que temos em torno da democratização da escola, das práticas avaliativas emancipatórias e de experiências curriculares significativas para a transformação social como parâmetros na seleção dos textos (pelo Conselho Editorial) a serem publicados.
Volume 1 – A construção de uma outra escola possível
Conteúdos, impressões, formas, fazeres que as escolas e suas professoras e seus professores têm assumido ao enfrentar a responsabilidade de ensinar a todos os seus alunos e suas alunas, com foco no desenvolvimento de propostas escolares não seriadas, contribuindo para o estudo e o aprofundamento de temáticas educacionais, como currículo, avaliação, gestão de tempos e espaços escolares, democratização da educação, com especial relevância para a democratização do acesso ao conhecimento, e mediação pedagógica em ambiente escolar. O volume está dividido em três partes: I – Ciclos e políticas educacionais; II – Ciclos e referenciais pedagógicos; III – Ciclos e pesquisas em educação.
Volume 2 – Implicações curriculares de uma escola não seriada
Artigos de pesquisadores, professores e gestores com enfoque no desenvolvimento de propostas escolares não seriadas, contribuindo para o estudo e o aprofundamento do currículo como um dos principais responsáveis pela democratização da escola. O volume se apresenta organizado em duas partes: I – Referenciais teóricos não seriados e II – Referenciais práticos das escolas em ciclos.
Estes temas, abordados sob o enfoque de áreas, como História da Educação, Psicologia Escolar, Didática, Administração Escolar e outras afins, buscam, além do aprofundamento inerente ao processo de produção de conhecimento, criar um grupo nacional interligado pela nova área de interesse em que têm se constituídos os ciclos.
Volume 3 – A aprendizagem em diálogo com as diferenças
Este terceiro volume da publicação Ciclos em Revista traz contribuições para o trabalho com turmas escolares heterogêneas em conhecimentos, por meio do estudo de algumas questões, como: quais são as possibilidades pedagógicas de trabalho com a heterogeneidade? Quais práticas têm sido desenvolvidas pelas professoras e pelos professores, por meio da concepção de trabalho com as diferenças? Como a mediação pedagógica realizada nas escolas tem interferido no escritor e no leitor que temos formado? Quais as alternativas para um trabalho escolar compartilhado, cooperativo e solidário? Qual o espaço escolar para a transformação das relações sociais? Os diferentes textos foram trazidos por autores que, desde a pesquisa e o ensino, tentam dialogar com as diferenças e contribuem com um dos maiores desafios das experiências de organização escolar em ciclos: o trabalho com a heterogeneidade.
Volume 4 – Avaliação: desejos, vozes, diálogos e processos
Discussões que buscam responder: O que pretendemos e o que é possível pretender com a avaliação escolar? Qual avaliação a escola propõe-se a praticar, qual avaliação ela diz praticar e qual avaliação efetivamente ela pratica? Quais os limites da ação avaliativa na escola? O que mobiliza nossas práticas? A que processos e resultados temos chegado? Os desejos, as vozes, os diálogos e os processos que apresentamos são encontrados em textos apaixonados pela possibilidade de se fazer, também da avaliação, um instrumento de humanização das relações escolares.
Volume 5 - Gestão escolar e ciclos: políticas & práticasDebate sobre a gestão dos sistemas e das escolas, em instituições organizadas em ciclos. Os trabalhos publicados trazem visões e conflitos da gestão das Secretarias de Educação, passando pelos movimentos sociais, pelas escolas e pela sala da aula, na gestão das relações entre as pessoas e entre estas e o que é tomado como conhecimento escolar.
Volume 6 – Questões didático-metodológicas: como romper com as maneiras tradicionais de ensinar? (No prelo)
Com a colaboração de pesquisadores e professores de redes públicas de ensino, nacionais e internacionais, este volume nos ajuda a abordar a didática de um dos pontos que acreditamos essenciais para transformação da escola: como romper com as maneiras tradicionais de ensinar? Reorganizar os tempos e espaços escolares, ampliar a jornada escolar, fazer a gestão da escola de forma participativa, repensar os objetivos e as práticas do currículo e da avaliação não nos parecem suficientes se não conseguirmos romper com as imagens tradicionais do que seja o ensino e que parecem, ainda hoje, orientar nossas práticas ao conduzirmos as aulas.
Conselho Editorial - Andréa Rosana Fetzner – UNIRIO/Associação Pró-Educa; Antonio Flavio Barbosa Moreira – UCP; Carmen Sanches Sampaio – UNIRIO; Celso dos S. Vasconcellos – Libertad Centro de Pesquisa; Claudia de Oliveira Fernandes – UNIRIO; Corinta Geraldi – UNICAMP; Elba de Sá Siqueira Barretto – USP/Fundação Carlos Chagas; Jefferson Mainardes – UEPG; Jose Clovis de Azevedo – IPA; Jussara Margareth de Paula Loch – PUC/RS; Lia Ciomar Faria – UERJ; Libânia Nacif Xavier – UFRJ; Lígia Martha Coimbra da Costa Coelho – UNIRIO; Ludmila Thomé de Andrade – UFRJ; Maria Elena Viana Souza – UNIRIO; Maria Luisa Merino Xavier – UFRGS; Maria Teresa Esteban – UFF; Miguel G. Arroyo – UFMG; Sandra Zákia Sousa – USP; Vitor Henrique Paro – USP.
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