quinta-feira, 3 de novembro de 2011

Conheça o Projeto PIBID UNIRIO

PROJETO:
INICIAÇÃO À DOCÊNCIA: QUALIDADE E VALORIZAÇÃO DAS PRÁTICAS ESCOLARES
(SÍNTESE)

  1. Título do projeto:
INICIAÇÃO À DOCÊNCIA: qualidade e valorização das práticas escolares.

  1. Vinculo na Universidade:
Pró-reitoria de Graduação – Pró-reitora Profa. Dra. LOREINE HERMIDA DA SILVA E SILVA
Coordenadora do Projeto Institucional:
Profa. Dra. Andréa Rosana Fetzner
Escola de Educação – Coordenadora da Unidade de Estágios
Departamento de Didática e Programa de Pós-Graduação em Educação - Mestrado

Coordenadora do subprojeto Pedagogia – Ensino Fundamental
Profa. Dra. Maria Elena Viana Souza – Escola de Educação – Departamento de Didática e PPGEDU
Coordenadora do subprojeto Pedagogia – Ensino Médio
Profa. Dra. Claudia Miranda – Escola de Educação – Departamento de Didática
Coordenadora do subprojeto de Licenciatura em Ciências
Profa. Dra. Maria Auxiliadora Machado – Instituto de Biociências
Coordenadora do subprojeto de Licenciatura em Música
Silvia Sobreira – Instituto Villa Lobos
  1. Justificativa
A UNIRIO tem como missão:

 “produzir e disseminar o conhecimento nos diversos campos do saber, contribuindo para o exercício pleno da cidadania mediante formação humanística, crítica e reflexiva, consequentemente preparando profissionais competentes e atualizados para o mundo do trabalho presente e futuro” (UNIRIO, 2006[1]).

Considerando a vocação humanística, crítica e reflexiva desta Universidade, apresentamos este projeto que tem por objetivo participar da concorrência aberta pelo Edital n° 02/2009 – CAPES/DEB.
A participação que propomos neste Projeto visa contribuir com a formação de bolsistas de iniciação à docência e a formação de professores das escolas públicas que aderiram ao projeto, focada nos processos de ensino-aprendizagem. Para isto propomos a articulação entre a Universidade e as escolas, estabelecendo grupos de estudo e pesquisa sobre os desafios docentes em relação à promoção dos processos de ensino-aprendizagem escolar no ensino fundamental (focado nas práticas de alfabetização), na formação de professores em nível médio, no ensino de ciências no ensino fundamental e na formação de professores de música.
O Projeto busca, também, incentivar os alunos de licenciaturas em Pedagogia e Ciências à prática da docência, com apoio para a reflexão-ação-reflexão (FREIRE, 1975[2]) sobre as questões cotidianas que permeiam os processos de ensino-aprendizagem na escola e em colaboração com professores das escolas públicas da educação básica envolvidas.
Pretendemos, por meio da pesquisa-ação-prática docente, incentivar tanto os nossos alunos, professores em formação inicial, quanto aos professores das escolas públicas envolvidas, a estudarem e a experimentarem práticas coletivas de planejamento, avaliação e organização didática do ambiente escolar que favoreçam a aprendizagem dos alunos, quer por meio do uso de ferramentas tecnológicas, quer pelo estudo sobre as finalidades e possibilidades do trabalho, na escola, com um conhecimento escolar relevante:

“Entendendo-se que o conhecimento é uma busca permanente, admitimos que ele é prático, pois se dá graças à experiência prática do sujeito que nela se relaciona permanentemente com o objeto. Por outro lado, admitimos que o conhecimento é social: a inter-relação dialética sujeito-objeto só é possível no que se refere à construção do conhecimento, na complexa e variada trama das relações dos homens com os outros homens. Por fim, entendemos que o conhecimento é histórico, construído pelos homens através dos tempos [...]” (ALVES e GARCIA, 1995, grifos das autoras[3])

Entendendo, portanto, o caráter prático, social e histórico dos conhecimentos, tanto na formação inicial, quanto continuada de professoras e professores, e, também, nas escolas de ensino fundamental e médio, pretendemos levantar, questionar, aprofundar práticas de ensino-aprendizagem coletivamente com professoras e professores das escolas públicas e com os docentes em formação. Para isto, as atividades propostas implicam no trabalho coletivo, na análise e resolução de problemas, na elaboração e no desenvolvimento de projetos de trabalho e de atividades significativas aos estudantes das escolas públicas de ensino fundamental e médio, beneficiários principais deste Projeto.
4. Objetivos
            Atendendo ao Edital CAPES PIBID n° 02/2009, são nossos objetivos:
a)     incentivar a formação de professores para a educação básica, contribuindo para a elevação da qualidade da escola pública;
b)    valorizar o magistério, incentivando os estudantes que optam pela carreira docente;
c)     elevar a qualidade das ações acadêmicas voltadas à formação inicial de professores nos cursos de licenciatura das instituições públicas de educação superior;
d)    inserir os licenciandos no cotidiano de escolas da rede pública de educação, promovendo a integração entre educação superior e educação básica;
e)     proporcionar aos futuros professores participação em experiências metodológicas, tecnológicas e práticas docentes de caráter inovador e interdisciplinar e que busquem a superação de problemas identificados no processo de ensino-aprendizagem, levando em consideração o IDEB e o desempenho da escola em avaliações nacionais, como Provinha Brasil, Prova Brasil, SAEB, ENEM, entre outras; e
f)     incentivar escolas públicas de educação básica, tornando-as protagonistas nos processos formativos dos estudantes das licenciaturas, mobilizando seus professores como co-formadores dos futuros professores.
g)    incentivar a reflexão pedagógica sobre os contextos micro e macro da escola, superando as concepções fragmentadas do processo educacional e contemplando as dimensões da construção e formação como objeto do trabalho pedagógico;
h)     estimular o desenvolvimento de práticas de organização do trabalho pedagógico que contribuam para uma aprendizagem efetiva dos alunos, de modo a incidir, progressivamente, na melhoria do desempenho escolar;
i)      contribuir com a qualificação da formação oferecida aos alunos de licenciatura, aproximando esta formação dos problemas práticos encontrados na escola.
5. Local dos trabalhos:
Escola de Educação – UNIRIO (reuniões mensais de acompanhamento dos subprojetos, obrigatórias aos coordenadores de subprojetos)
Escolas envolvidas até o momento:
Escola Municipal Francisco Alves (Botafogo)
Escola Municipal Paraguai (Marechal Hermes)
Escola Municipal João Saldanha (Botafogo)
Colégio Júlia Kubistschek6. Bolsistas envolvidos:

Bolsas de iniciação à docência - 46
Bolsas de supervisão - 08
Bolsas de coordenação de área – 04
Bolsa de coordenação do Projeto Institucional - 01

7. Metodologia de trabalho:
Os bolsistas de docência, orientados pelo coordenador de área do subprojeto, deverão participar na escola, nas atividades de ensino-aprendizagem (principalmente), pesquisa e extensão (de forma complementar e integrada às demandas do ensino).
No que se refere ao ensino serão realizadas atividades de acompanhamento às aulas comuns e desenvolvimento de oficinas com os alunos das escolas envolvidas.
As observações as aulas serão registradas e tomadas como objeto de pesquisa na IPES, retornando, posteriormente, à escola com contribuições sobre as possibilidades de ação (em relação ao ensino) organizadas por meio da pesquisa e discutidas com os professores das escolas públicas envolvidas, na forma de extensão.
Os bolsistas de docência participarão, nas escolas públicas envolvidas, de momentos coletivos de planejamento, avaliação, conselho de classe, conselho de escola, reuniões com pais e reuniões pedagógicas. Como atividade de docência ligada à extensão, propõe-se, além da discussão de práticas pedagógicas com os professores das escolas públicas envolvidas, a ação dos bolsistas em atividades extra-escolares, dedicadas ao trabalho com alunos que apresentam desempenho escolar considerado insuficiente pela escola.

8. Critérios de avaliação e formas de acompanhamento institucional do Projeto
Sua avaliação se dará por meio do acompanhamento das ações e metas previstas:
- Inserção dos bolsistas de docência nas Escolas, com ampla participação nas rotinas da docência (aulas comuns, planejamento da ação pedagógica, atividades de acompanhamento e avaliação, momentos coletivos de discussão das políticas e fazeres da escola);
- Participação dos bolsistas de docência em reuniões mensais de estudo sobre o ensino-aprendizagem, coordenadas pelos coordenadores de área;
- Oferecimento de oficinas nas temáticas relacionadas ao ensino, para professores das escolas públicas de envolvidas no projeto e para alunos das escolas públicas, buscando colaborar na aprendizagem dos mesmos;
- Preparação de material didático de apoio aos professores docentes das escolas públicas.
-  Participação dos professores coordenadores de subprojetos em uma reunião mensal de acompanhamento dos projetos na UNIRIO.


[1] UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO. Plano de Desenvolvimento Institucional. 2006.

[2] FREIRE, Paulo. Pedagogia do Oprimido. Ed. João Barrote. Porto, 1975.
[3] ALVES, Nilda. Formação de professores: pensar e fazer. 3. Ed. Coleção Questões da Nossa Época. Cortez Ed. 1995.

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