sábado, 21 de julho de 2012

Frankenstein, a ciência, o humano e o XVI ENDIPE

Ainda a ciência e o humano. A história de Frankenstein continua a nos atormentar: os encontros de  epistemologia provocam a procura do entendimento do que é o conhecimento, para que ele serve, qual a dimensão da cultura no conhecimento e em quais redes políticas ele se enlaça, torna-se homogêneo e "poderoso". O questionamento que ainda nos perturba: como foi possível criar o monstro que, não se reconhecendo em nós, nos aniquila? O medo, a indiferença, o desconhecimento da criação, o mito do conhecimento, a ideia de quem está lá, saberia mais do que aqueles que estão aqui... Variações sobre o mesmo tema, o que corrói está dentro, mas ao sair nos tornou maior e vai nos matar. Não há tempo para o reconhecimento e para a reconciliação.
Frankestein, a relação entre criação e criatura. A solidão da criação e da criatura.
Dependendo do paradigma, não há solução.
Segunda-feira começa o XVI ENDIPE, na UNICAMP, Campinas.
As mesas propõem a discussão da escola pública, do conhecimento, da formação, das relações cotidianas permeadas pelas práticas.
É possível mudar o paradigma com o qual trabalhamos nas escolas?
É a pergunta que coloco em minhas tradicionais poucas bagagens.
Na volta eu conto!
O Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência - PIBID, na UNIRIO desenvolvido por meio do Projeto "Iniciação à docência: qualidade e valorização das práticas escolares", promoverá as seguintes discussões no encontro:
DIFERENÇA E DESIGUALDADE: DESAFIOS PARA A DEMOCRATIZAÇÃO DO PROCESSO DE AVALIAÇÃO - Mesa com Carmen Sanches Sampaio, Maria Teresa Esteban do Valle, Andrea     Serpa Albuquerque, Andréa Rosana Fetzner, Maria Elena Viana Souza. Dia 25-07-2012, Sessão 3, Auditório FEC, 8h30min. às 10h.
MEDIAÇÕES DIDÁTICAS E CULTURAIS POSSÍVEIS NA ESCOLA DE ENSINO MÉDIO: VISIBILIDADE DOS COMPROMISSOS E POSSIBILIDADES POSSÍVEIS - Mesa com Eliana Maria Ferreira Palmeira, Solange Castellano Fernandes Castellano, Claudia Miranda, Elizabeth Castanheira Cavalcanti. Dia 25-07-2012, Sessão 4, Sala da FEC 08, 14h às 15h30min.
DESAFIOS DE UMA EDUCAÇÃO DE QUALIDADE: reflexões a partir do cotidiano escolar - de Angélica do Fundo Barbosa. Pôster. Dia 26-07-2012, Sessão 2, na TENDA.

Veja a programação completa do ENDIPE:
http://www.endipe2012.com.br/

Nenhum comentário: