segunda-feira, 30 de julho de 2012

Todo o dia 30, em mês de 31...

Retornando do XVI ENDIPE (Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino) fico entre o desânimo e a preguiça. Foram quatro dias de encontro dentro do retiro intelectual que é a UNICAMP. Por mais agradável que seja o local e os antigos e novos amigos (re)encontrados, qualquer retiro me estressa, coisa de quem já morou em casa no meio do mato, em vila pequena, afinal, quem não tem sua própria Dogville?
Segundo Saviani, 85% dos professores de escolas públicas são formados em faculdades privadas; segundo Libâneo, os professores das escolas públicas não sabem os conteúdos de matemática e português (não tenho certeza se ele citou algum tipo de ciências) que precisam ensinar nos anos iniciais do ensino fundamental. Carlos Callegari, que substituiu a Profa. Pillar na coordenação do ensino fundamental do MEC, defendeu ferrenhamente o Pacto pela Alfabetização na Idade Certa, já críticado neste blog, e a não necessidade dos 10% para educação (!!!). Mas a pedagogia crítico-social dos conteúdos, embora presente na maioria das mesas e alguns simpósios, não foi discurso hegemônico, Vera Candau, Nilda Alves, Luiz Carlos Freitas, Lisete Arelaro (aliás, de forma brilhante na primeira mesa, respondeu ponto a ponto os limites do Pacto e defendeu os 10% do PIB para a educação) fizeram a afirmação de outras epistemologias e leituras sobre as políticas que tomam o conhecimento escolar como objeto e não instrumento. Nos simpósios, destaque para a mesa dos ciclos, com Claudia Fernandes (PPGEDU-UNIRIO), relacionando a complexidade com os desafios da escola e para o simpósio de Lúcia Resende (UFPR), Ana Maria Saul (USP) e Jose Clovis de Azevedo (IPA e SEEDUC RS) mostrando possível outras formas de se fazer escola, conhecimento e avaliação.  Por fim, a pergunta que levei na bagagem voltou sem resposta, o que pode virar um bom tema de ensaio... Soma-se à demanda do ensaio, a falta de dinheiro do mês que se prolonga em um dia a mais... Coisa de todo o dia 30, em mês de 31...

Nenhum comentário: