sábado, 20 de outubro de 2012

Abordagens Especiais em Educação I - Escola, Interculturalidade e Currículo

Oferecei em 2012/2, no Programa de Pós-Graduação em Educação da UNIRIO, a disciplina optativa Escola, Interculturalidade e Currículo, informações para inscrição e prazos pelo telefone do Programa: 2542-2281.
Que pretendemos fazer?
 
EMENTA:
Estudo do currículo escolar, considerando os desafios da interculturalidade. Perspectivas curriculares críticas e pós-críticas, organização escolar em ciclos, com ênfase nas abordagens interculturais das relações de ensino-aprendizagem. Debates contemporâneos sobre o currículo frente à desigualdade social, às diferenças culturais e à subalternidade no campo do conhecimento.

Para que pretendemos fazer isto?
OBJETIVOS DA DISCIPLINA:
- revisar as leituras críticas e pós-críticas sobre o currículo escolar;
- problematizar a ideia de homogeneidade na organização das turmas escolares;
- explorar as possibilidades da interculturalidade para os estudos com o cotidiano escolar e suas contribuições para as relações de ensino-aprendizagem e com a problematização das ideias de fracasso/sucesso escolar.

O que vamos discutir?
REFERÊNCIAS:
APPLE, Michael W. e BURAS, Kristen L. (Orgs.) Currículo, poder e lutas educacionais: com a palavra, os subalternos. Porto Alegre, Artes Médicas, 2008. Introdução (p. 9-46)  Capitulo 1: A trajetória do movimento Core Knowledge, Kristen L. Buras (p. 47-81)  e Capítulo 9: Criando alternativas reais às políticas neoliberais em educação, Luís Armando Gandin (p. 221-243).
CANDAU, Vera M. Multiculturalismo e educação: desafios para a prática pedagógica. In MOREIRA, Antonio Flávio e CANDAU, Vera Maria (Orgs.). Multiculturalismo: diferenças culturais e práticas pedagógicas. Petrópolis, Vozes, 2008. p. 13-37.
DOLL, William E. Currículo: uma perspectiva pós-moderna. Porto Alegre, Artes Médicas, 1997. Capítulo 7 – Construindo uma matriz de currículo. p. 177-200.
FETZNER KRUG, Andréa Rosana. Desseriar o ensino: Qual currículo? Qual conhecimento? In FETZNER KRUG, Andréa Rosana (Org.) A construção de uma outra escola possível. Ciclos em Revista. Volume 1. 3ª Ed. Rio de Janeiro, WAK Ed. 2007. p. 81-94.
FETZNER, Andréa Rosana. A implementação dos ciclos de formação em Porto Alegre: para além de uma discussão do tempo-espaço escolar. Revista Brasileira de Educação. 2009, n. 40, v. 14, pp. 51-65. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/rbedu/v14n40/v14n40a05.pdf
FREIRE, Paulo. Pedagogia do Oprimido. 2ª. Ed. Porto: Ed. Afrontamento, 1975. Cap. III. p. 109-170. Capítulos II e III. p. 79-170.
GOODSON, Ivor F. As políticas de currículo e de escolarização. Petrópolis, Ed. Vozes, 2008. Capítulo 7 – Ensino, currículo, narrativa e futuro social. p. 141-157.
GROSFOGUEL, Ramon. Descolonizando los paradigmas de la economia política: transmodernidad, pensamiento fronteirizo y colonialidad global. In GARCIA, Regina Leite (org.) Diálogos Cotidianos.  Petrópolis: DP et Alii e Rio de Janeiro: FAPERJ, 2010. p. 17-40.
LARROSA, Jorge. Notas sobre La pluralidad y la tradución. In MOREIRA, Antonio Flavio et alii. (orgs) Currículo e produção de identidades. Actas do V Colóquio sobre questões curriculares. Braga: Universidade do Minho, 2002. p. 145-160.
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MOREIRA, Antonio F. e CÂMARA, Michelle. Reflexões sobre currículo e identidade: implicações para a prática pedagógica. In MOREIRA, Antonio Flávio e CANDAU, Vera Maria (Orgs.). Multiculturalismo: diferenças culturais e práticas pedagógicas. Petrópolis, Vozes, 2008. p. 38-66.
MOREIRA, Antonio Flavio. Conhecimento escolar, cultura e identidade nacional: desafios para o currículo. In GARCIA, Regina Leite (org.) Diálogos Cotidianos.  Petrópolis: DP et Alii e Rio de Janeiro: FAPERJ, 2010. p. 47-66.
OLIVEIRA, Inês Barbosa. Currículos praticados: regulação e emancipação no cotidiano escolar. Disponível em http://www.anped.org.br/26/trabalhos/inesbarbosadeoliveira.pdf, acesso em 19/06/2006.
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WALSH, Catherine. Interculturalidad, estado, sociedade: luchas (de)coloniales de nuestra época. Universidad Andina Simón Bolivar. Quito, 2009. 6 – El refundar (des)de la interculturalización: escudriñamientos en los campos del derecho y la educación. p. 165-212.
YOUNG, Michael F.D. Conhecimento e currículo: do socioconstrutivismo ao realismo social na sociologia da educação.Porto: Porto Editora, Portugal, 2010. Capitulo 1 – Salvar a Sociologia do Conhecimento Educacional dos excessos do “discurso das vozes”. P. 29-56.

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