segunda-feira, 15 de outubro de 2012

Nós, que gostamos de ser passagem

Dia da Professora e do Professor... Nosso grupo de pesquisa tem uma jovem professora, Renata, que assumiu este ano uma turma na Educação Infantil. A Renata trabalha comigo na pesquisa desde março de 2009, quando procurou-me para se candidatar a uma bolsa de Iniciação Científica. Eu tinha que fazer o projeto, aprovar no Departamento de Didática, registrar no Departamento de Pesquisa, tudo muito rápido, tinha entrado naquele mês na UNIRIO. E assim, atabalhoado, nosso Grupo começou, tudo correndo, mas tudo deu certo.
Hoje no grupo de pesquisa, somos muitas professoras: professoras gestoras (Débora); professoras coordenadoras pedagógicas (Ester); aprendizes de professora (Chaiene, Pérola, Laura, Andréa Tubbs); aprendizes de professor (Caio, Maurício); professoras tutoras, em batalha pelo reconhecimento da profissão (Magna, Carolina, Joelma); professoras em processo de aproximação do grupo (Carolina e Vera); todas/os, professoras/es que se entendem pesquisadoras/es.
Entender-se como pesquisante é fazer do fazer um ato de reflexão, descobrir-se, reiventar-se, refazer-se, fazer de novo - as vezes - do mesmo jeito, perguntar-se, como diria Freire, conceber-se para além do imediato.
Para aqueles que ainda procuram a liberdade de pensar-fazer-pensar, de dialogar, de respeitar e ser respeitado, que se entendem como uma passagem na vida dos que se constroem por meio do conhecimento, um grande final de dia.
 

Nenhum comentário: