segunda-feira, 25 de março de 2013

Grupo de Estudos e Pesquisas em Avaliação e Currículo - GEPAC reunião em 26-04-2013 indicação de leitura

Nossa profícua reunião de 22 de março discutiu o conservadorismo entre os desfavorecidos e isto nos possibitou trocar compreensões sobre a onda conservadora a qual estamos submetidos: política, mídia, escola, poderes executivos, legislativos e judiciários...
Alguns textos apresentados também foram:
Carta Capital - "Saudades de 1964", artigo onde o Instituto Milenium, que promoveu o "1º Fórum Democracia e Liberdade de Expressão" em 2012, é criticado como a cara renovada do Instituto de Estudos Sociais (IPES) formulador da ideologia a sustentar o Golpe Militar de 1964. Ou seja, com argumentos forjados na defesa da democracia e da liberdade, organiza-se o ataque contra "o ateísmo comunista e a subversão dos valores cristãos", que vem a se representar como a defesa dos interesses dos privilegiados (aqueles que detêm noventa por cento de toda a produção do planeta e os que os servem ideologicamente). O artigo é fundamental para todos que costumam clicar de imediato no ícone "enviar a todos" mensagens ultra conservadoras revestidas de preocupação com o avanço de políticas sociais tidas como assistencialistas ou defensoras do pensamento "políticamente incorreto", entre outros.
Segue o link para o artigo:
http://www.cartacapital.com.br/sociedade/saudades-de-1964-2/
O artigo do Le Monde Diplomatique Brasil, "Um nome e um endereço" também nos problematiza, quando tomamos todo o pensamento e toda a política como híbridos, complexos, efêmeros, vale a pena a leitura na íntegra:
http://www.diplomatique.org.br/edicoes_especiais_artigo.php?id=112

O próximo encontro do Grupo será em 26 de abril, na sala de aula do mestrado, e o texto proposto para o debate será:
Vida e Morte do grande sistema escolar americano: como os testes padronizados e o modelo de marcado ameaçam a educação, de Sara Badra de Oliveira e Rita de Cássia Silva Godoi Menegão, disponível em:
http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-73302012000200017&lng=en&nrm=iso

Abraço e boas leituras!

Nenhum comentário: