segunda-feira, 29 de julho de 2013

Disciplina na Pós-Graduação em Educação - Ciclos, Currículo e Interculturalidade - 2013.2

Professoras responsáveis:
Segundo semestre - quartas-feiras, das 16h às 18h, primeiro encontro em 18 de setembro. Carga horária: 45h (corrigimos este dado)

Ementa:
 Os ciclos e a função social da educação escolar. Processos históricos de políticas educacionais direcionadas para a não-retenção de alunos. Contribuições da interculturalidade para a democratização do conhecimento escolar. A questão racial como desafio curricular.


Principais Referências Bibliográficas:
ALAVARSE, Ocimar Munhoz. A organização do ensino fundamental em ciclos: algumas questões. Revista Brasileira de Educação. ANPED. V. 14, N.40, P. 35-50, Jan-Fev. 2009.
BARRETTO, E.S.S.; MITRULIS, E. Trajetória e desafios dos ciclos escolares no país. Revista de Estudos Avançados. São Paulo, USP, v.15, n.42, p.105-142, 2001.
ESTEBAN, Maria Teresa (org.) Escola, currículo e avaliação. 2ª. Ed. São Paulo: Cortez, 2005.
FERNANDES, Claudia de O. A Escolaridade em Ciclos: desafios para a escola do século XXI. Rio de Janeiro, Ed. WAK, 2009.
FETZNER, Andréa Rosana. (org.) Como romper com as maneiras tradicionais de ensinar? Reflexões didático-metodológicas. Rio de Janeiro: WAK Editora, 2012.
FETZNER, Andréa. A implementação dos ciclos de formação em Porto Alegre: para além de uma discussão do tempo-espaço escolar. Revista Brasileira de Educação. ANPED. V. 14, N.40, p. 51-64, Jan-Fev. 2009.
FREITAS, Luiz Carlos de. Ciclos, seriação e avaliação: confronto de lógicas. São Paulo: Moderna, 2003.
GOMES, Nilma Lino.  Diversidade cultural, currículo e questão racial: desafios para a prática pedagógica. In: ABRAMOWICZ, Anete; BARBOSA, Lucia Maria de Assunção; SILVÉRIO, Walter Roberto (Orgs.). Educação como prática da diferença. Campinas, SP: Armazém do Ipê (Autores associados), 2006. p.21-40 
ITURRA, Raul. La escuela como lugar de ciudadanía. Sociológica. Revista de Pensamiento Social. No 2. Espanha, Noviembre, 1996. 
KRUG, Andréa R.F. (org.) A construção de uma outra escola possível. Ciclos em Revista. Rio de Janeiro: V.1, Ed. WAK, 2007.
MAINARDES, Jefferson. A pesquisa sobre a organização da escolaridade em ciclos no Brasil (2000-2006): mapeamento e problematizações. Revista Brasileira de Educação. ANPED. V. 14, N.40, P. 7-23, Jan-Fev. 2009.
MIRANDA, Marília Gouveia de. A organização escolar em ciclos e a questão da igualdade substantiva. Revista Brasileira de Educação. ANPED. V. 14, N.40, P. 24-34, Jan-Fev. 2009.
MOLL, Jaqueline. (Org.) Os tempos da vida nos tempos da escola: construindo possibilidades. 2ª. edição. Porto Alegre: Penso, 2013.
MUNANGA, Kabengele. O anti-racismo no Brasil. In: MUNANGA, Kabengele (Org.). Estratégias e políticas de combate à discriminação racial. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo: Estação Ciência, 1996.
OLIVEIRA, Luiz Fernandes de; CANDAU, Vera Maria Ferrão. Pedagogia decolonial e educação antirracista e intercultural no Brasil. Educação em Revista. Belo Horizonte. V. 26. N.01. Abr.2010. p.15-40.
SOUSA SANTOS, Boaventura. A crítica da razão indolente: contra o desperdício da experiência. Para um novo senso comum: A ciência, o direito e a política na transição paradigmática. Vol. 1. 2ª. Ed. São Paulo: Cortez, 2000.  Capítulo 1 – Da ciência moderna ao novo senso comum. p. 45-117.
SOUZA, Maria Elena Viana. Relações Raciais no Cotidiano Escolar. Diálogos com a Lei 10.639/03. Rio de Janeiro: Rovelle, 2009.
WALSH, Catherine. Interculturalidad, estado, sociedad: luchas (de)coloniales de nuestra época. Quito: Universidad Andina Simón Bolívar, Ediciones Abya-Yala, 2009. Capítulo 6 – El refundar (des)de la interculturalización: escudriñamientos em los campos del derecho y la educación. p. 165- 212.
Informações sobre inscrições de estudantes de Programas de outras Universidades pelo telefone:
(21) 2542-2281, com Ricardo, somente pela manhã. 


 

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