quinta-feira, 25 de julho de 2013

Disciplina optativa no segundo semestre de 2013 - Ciclos na Educação Escolar

Estaremos oferecendo, em 2013.2, quartas-feiras, das 16h às 18h, a seguinte disciplina optativa:

Disciplina CICLOS NA EDUCAÇÃO ESCOLAR  
CARGA HORÁRIA: 30h – 02 Créditos Teóricos
Semestre: 2013.2
PROFESSORAS: ANDRÉA ROSANA FETZNER, CLAUDIA FERNANDES, MARIA ELENA VIANA
Ementa
A função social da educação escolar. Processos históricos de políticas educacionais direcionadas para a não-retenção de alunos. Diferentes formas de organização da escolaridade ao longo da história da educação brasileira.  Diferentes formas possíveis de organização da escolaridade e seus referenciais filosófico-teóricos. Políticas institucionais e projetos pedagógicos. As escolhas didáticas: tempo escolar, espaço escolar, currículo, relação professor – aluno, avaliação, formação de professores.
Objetivos
1. Identificar, por meio dos estudos com a interculturalidade, os ciclos como uma das formas de organização da escola, seus fundamentos curriculares e suas possibilidades de interpretação e tradução no cotidiano escolar. 
2. Situar possibilidades e desafios das propostas curriculares em relação as legislações que tratam do currículo.
2.  Conceituar os diferentes tipos de organização em ciclos existentes na bibliografia pertinente: ciclos de alfabetização, de formação e de aprendizagem.
3.  Analisar as implicações dos ciclos na relação professor/aluno, no currículo, na didática, na avaliação.
4.  Conhecer algumas experiências de implantação dos ciclos no Brasil.
Metodologia
A metodologia considera os conhecimentos prévios dos alunos buscando problematizá-los, na perspectiva da ação-reflexão-ação. O curso é realizado por meio da reflexão e discussão de textos, aulas expositivas, trabalhos de grupo e debates.
Avaliação
Os critérios de avaliação envolvem: o uso adequado dos conceitos trabalhados, bem como seu aprofundamento. O uso adequado da linguagem escrita, com coerência e coesão nos textos escritos. A participação, o envolvimento, a pontualidade e a assiduidade.
A avaliação se dará por meio do acompanhamento da pontualidade e frequência (2,0), de trabalhos em grupo e individuais, apresentação nos seminários (6,0) e de um ensaio final, de até 4 laudas, sobre o conceito de organização escolar em ciclos, seus princípios e principais desafios (2,0).

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