segunda-feira, 4 de maio de 2015

Ciclos Escolares: desafios percebidos pelas pesquisas - mesa aberta ao público na Semana de Educação da UNIRIO, em 22-05-2015, 15h às 17h, térreo CCH

CICLOS ESCOLARES: DESAFIOS PERCEBIDOS PELAS PESQUISAS
A presente mesa, organizada pelo Grupo de Estudos e Pesquisa em avaliação e currículo - GEPAC, da Universidade Federal do Rio de Janeiro - UNIRIO, pretende debater questões investigadas pelo Grupo relacionadas aos desafios da organização escolar em ciclos visando, principalmente, refletir a respeito da avaliação e do currículo estabelecidos em redes municipais de educação do Estado do Rio de Janeiro pesquisadas pelo estudo “Concepções de agrupamento escolar e currículo: estudo da organização escolar em ciclos nos municípios do estado do Rio de Janeiro”, coordenada pela profa. Andréa Rosana Fetzner e financiada pela FAPERJ/JCNE.
ATIVIDADE
MESA

EMENTA
A organização escolar em ciclos em municípios do Estado do Rio de Janeiro, dados quantitativos e qualitativos, aspectos avaliativos e curriculares das propostas de redes municipais de ensino.

OBJETIVOS
Promover a reflexão sobre algumas questões teórico-práticas que envolvem a avaliação e o currículo no contexto da organização escolar em ciclos e as demandas da política de controle público por meio da avaliação nos anos iniciais.



ABORDAGENS ESPECÍFICAS


A organização em ciclos no Ensino Fundamental. (Andressa Farias Vidal)
Pesquisa sobre a organização escolar em ciclos no município de Niterói, apresentando levantamento histórico dos movimentos de construção, reflexão e reconstrução das propostas pedagógicas implementadas pela Rede.
Relação da avaliação proposta pelo ciclo de alfabetização e os exames nacionais realizados pelos alunos no CA: Provinha Brasil e ANA. (Ester de Azevedo Correa Assumpção)
Pesquisa sobre a correlação das práticas avaliativas no ciclo de alfabetização com a política de controle público por meio da avaliação. Apresenta resultados de consulta a publicações da Anped (2006/2011), periódicos da Scielo (2006/2011), base de dados da Capes e entrevistas com 24 professores da rede municipal de Duque de Caxias.
Ciclos escolares na EJA. (Regina Aparecida Correia Trindade)
Pesquisa sobre a Organização da Escolaridade em Ciclos na EJA, que busca dialogar com o levantamento das discussões mais atuais sobre esta modalidade de ensino, visando compreender, a partir da análise documental da Rede de Niterói, como as políticas públicas encaminham questões sobre a organização da escolaridade em ciclos para a EJA.
PNAIC e organização curricular em ciclos (Andréa Tubbs, Maraísa Silva e Érica Melo)
Pesquisa sobre possíveis contradições e também encontros entre as propostas curriculares presentes nos documentos oficiais de duas redes do município do RJ e as determinações postas no Pacto Nacional de Alfabetização da Idade Certa – PNAIC.  


COORDENAÇÃO DA MESA
ANDRÉA ROSANA FETZNER. Doutora em Educação. Professora Adjunta na Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO.
ANDRESSA FARIAS VIDAL. Mestre em Educação. Professora da Rede Municipal de Niterói.


PALESTRANTES
Profa. Dra. ANDRÉA ROSANA FETZNER, UNIRIO
Profa. Me. ANDRESSA FARIAS VIDAL, UNIRIO, FME NITEROI.
Profa. Me. ESTER ASSUMPÇÃO, UNIRIO/RME Duque de Caxias.
Profa. REGINA APARECIDA CORREIA TRINDADE, UNIRIO/UFRJ.
Estudantes MARAISA LOPES SILVA, ÉRIKA MELO E ANDREA TUBBS, UNIRIO.

PÚBLICO ALVO
Professoras e professores de redes de ensino organizadas em ciclos, gestores e pesquisadores com interesse na temática.

RESULTADOS ESPERADOS
Divulgação das pesquisas concluídas ou em fase de conclusão sobre a temática, buscando oportunizar a apropriação dos estudos realizados às redes e professores que trabalham em organizações escolares em ciclos.



Nenhum comentário: