domingo, 13 de setembro de 2015

Os ciclos são, ainda, uma proposta transformadora?

Em 2001, fruto dos meus estudos de mestrado, publiquei o livro Ciclos de Formação: uma proposta transformadora. Assinado como Andréa Krug, publicado pela Editora Mediação. A publicação teve reedições em 2002 (2a. Ed.) e 2003 (3a. Ed.). Recentemente (2015) fui questionada quanto à associação da ideia da organização escolar em ciclos a uma proposta educacional transformadora.
Uma reposta simples seria: na medida em que os ciclos propõem organizações curriculares, avaliativas e didáticas (do trabalho pedagógico do professor) diferenciadas da escola de nossa tradição, tão bem resumidas por Freire na imagem da "educação bancária", afirmariam-se, os ciclos, ainda como uma proposta transformadora desta escola.
Todavia, uma resposta mais elaborada para a questão está sendo desenvolvida, e deverá ser publicada sob a forma de livro, provavelmente em 2016, reunindo um conjunto de estudos desenvolvidos no período 2004 (finalização do doutorado) e 2005-2015, apoiados pela CAPES (bolsa doutorado sanduíche país e bolsa pro-doc Capes), pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro - FAPERJ (Auxílio Instalação, APQ1 e Auxílio Jovem Cientista do Nosso Estado), pelo Centro de Educação à Distância do Estado do Rio de Janeiro - CECIERJ (Bolsa de pesquisa e suporte, via Plataforma Moodle, ao Gabinete de Pesquisa em Desenvolvimento Curricular - GPDC) e da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (Bolsas à pesquisadores em Iniciação Científica e Mestrado REUNI) permitiram, no período 2008 a 2015, manter a pesquisa, aprofundando conhecimentos e coletando dados sobre a organização em ciclos em municípios do estado do Rio de Janeiro.
Em breve, mais notícias.
   

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