domingo, 13 de dezembro de 2015

Desafios da avaliação em escolas organizadas em Ciclos

Na última viagem de 2015, em Vassouras, compartilhei algumas questões que, em meu entendimento, precisam ser observadas nas escolas em ciclos:
1. A avaliação precisa estar inserida no processo de aprendizagem, ser um momento a mais deste processo, e não em espaços "apartados" destes processos, voltados à "prestação de contas";
2. Os instrumentos de avaliação utilizados precisam ser variados e contribuírem para entender o processo de aprendizagem;
3. O entendimento do processo de aprendizagem (por parte da/o professora/or) exige a inclusão do estudante como informante deste processo, ou seja, é necessário "ouvi-lo" sobre o que sabe e o que ainda não sabe, bem como sobre os caminhos que toma para entender o conhecimento trabalhado na escola;
4. Entender o que queremos (professoras/es) com o processo educacional ajuda muito para decidir sobre quais instrumentos e registros de avaliação devemos escolher.
No link abaixo, a apresentação realizada.

http://www.slideshare.net/andrearf/fetzner-vassouras-2015desafios-da-avaliao-nas-escolas-em-ciclos

Nenhum comentário: