quarta-feira, 24 de fevereiro de 2016

Dia Nacional de Mobilização #ficapibid 24 de fevereiro de 2016

Hoje, 24 de fevereiro de 2016, os parlamentares federais têm a oportunidade de corrigir uma atitude equivocada da CAPES. Na audiência da Comissão de Educação do Senado, nesta quarta-feira, 24-02-2016, 11h, estaremos mobilizados para barrar o corte absurdo que a CAPES quer fazer no Programa de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid). É um erro cortar as bolsas, em março, de estudantes de licenciatura de todo o país, por meio da estratégia de não renovação das bolsas com 24 meses de duração. Na prática, o Edital 2013 permitia a renovação, por mais 24 meses destas bolsas. Contrariando o que se esperava da Agência, uma vez que o Pibid é, dos projetos do Governo Federal, o mais consistente no que se refere à formação de professores no país, pois articula a Universidade e a Escola, com um trabalho semanal de formação extra curricular dos licenciandos no interior das escolas, faz com que professoras e professores da escola básica aproveitem melhor os saberes da docência contribuindo na formação dos licenciandos, traz para a Universidade os professores da Educação Básica que, supervisores dos subprojetos passam a ser estimulados a continuarem seus estudos por meio de especializações e mestrados. 
Na última sexta, 19-02-2016,  a Capes, unilateralmente, decidiu pelo corte. O que atingirá estudantes que estão no meio do curso, ou quase finalizando. Gerando, por consequência, evasão nas licenciaturas e o desmonte de um Programa que estava dando certo. Entendemos que o país passa por uma crise econômica internacional, agravada por uma crise política causada pela turma que perdeu as eleições e não aceita isto. Evidentemente a Capes sofreu, como todos no país, cortes em seu orçamento. Mas o Pibid, especialmente no início do ano letivo, já possui um contingente de bolsas de iniciação à docência que é liberado, pois os licenciandos que se formam são desligados da bolsa. O contingenciamento poderia ocorrer apenas com o corte das bolsas de estudantes formados, e não pela medida cruel, insensata, autoritária dos 24 meses.
Essa medida da Capes desconsidera a importância da bolsa para o sustento dos estudantes na licenciatura. No lugar de encerrar apenas as bolsas dos formandos, o que seria já uma grande redução de despesa da Capes, fazer o corte pelos 24 meses de bolsa e deixar estudantes em meio da licenciatura (quase 45.000 no país), sem a bolsa, só faz tumultuar a crise econômica e política em que vivemos. É um absurdo. É um tiro na cabeça da formação de professores no país. É uma visão pequena.

Hoje, 16h, praça Mauro Duarte, Botafogo (próximo à rua da Passagem).
‪#‎ficapibid‬




Nenhum comentário: